Missão, Visão e Valores

Missão Institucional

A Missão define o fazer acadêmico de uma IES, assim como as características deste fazer e a sua adequação às demandas da sociedade. Desse modo, a afirmação de Missão FAZAG consiste em: “Promover a formação de cidadãos colaborativos, inovadores e empreendedores capazes de atuar de forma profissional e criativa numa sociedade em ritmo acelerado de transformações, pautando-se em princípios científicos, éticos e humanistas.”
Os Princípios Orientadores, a Visão de futuro e a Missão integram o Marco Conceitual orientador das ações institucionais.

Visão 2024

Consolidar-se como uma instituição educacional de referência acadêmica pelos padrões de qualidade e pela sua relevância social, propiciando uma educação transformadora aos nossos acadêmicos e um ambiente de construção do conhecimento e do saber.

Valores Institucionais

• Aluno – Porque ele é a razão de ser da FAZAG.
• Professor – Porque ele é o meio para efetivar a razão de ser da FAZAG.
• Educação – Porque temos a crença de que ela é fundamental para qualquer mudança positiva do país.
• Homem – Porque ele constituído como ser social histórico é o nosso objetivo maior.
• Ética – Porque ela é a chave para a mudança das expectativas humanas e a constituição de uma sociedade realmente justa.
• Excelência – Porque ela é a nossa busca constante em tudo o que fazemos.
• Empreendedorismo – Porque é necessário empreender para se estabelecer profissionalmente
• Inovação – Porque ela é a chave para o desenvolvimento pela educação
• Sustentabilidade – Porque o desenvolvimento só é válido se for sustentável e centrado na responsabilidade social.

Objetivos

A Faculdade Zacarias de Góes propõe intensificar o desenvolvimento das políticas educacionais nacionais em consonância com as proposições e sua missão explicitadas neste Plano, visando desenvolver uma gestão fundamentada nos princípios democráticos, tendo como pressupostos a qualidade, a transparência, a ética e o diálogo com os diversos segmentos da comunidade.

Objetivos Gerais
São objetivos gerais da Faculdade Zacarias de Góes:

I. Formar recursos humanos com sólida base científica, tecnológica e humanista, de modo que estejam aptos a adaptar-se a distintos cenários das suas áreas de atuação profissional.

II. Formar recursos humanos com capacidade analítica, visão sistêmica e autonomia intelectual para buscar o seu permanente aperfeiçoamento profissional.

III. Oferecer cursos de graduação, tecnológicos, sequenciais e de pós-graduação, nas modalidades presencial e semi-presencial, de modo a manter permanente sintonia com as demandas do mercado de trabalho.

IV. Articular as atividades de pesquisa e de extensão com as de ensino, buscando aumentar a eficiência da aprendizagem por meio das vivências experimentadas nas práticas de investigação e nas práticas de atenção à comunidade.

V. Promover, através do Ensino, da Extensão e da Pesquisa, a inserção Faculdade Zacarias de Góes no processo de desenvolvimento da região.

Objetivos Específicos
Os objetivos específicos da Faculdade Zacarias de Góes, que resultam do desdobramento dos objetivos gerais, são propostos a seguir:

I. Assegurar, em todos os currículos, a inserção de componentes curriculares relativos à formação científica básica que possibilitem o entendimento e a apropriação das tecnologias aplicadas às áreas dos cursos.

II. Inserir, em todos os currículos, componentes curriculares que possibilitem a apreensão, pelos discentes, de princípios de cunho humanista úteis na compreensão da sociedade contemporânea e que auxiliem o seu desenvolvimento pessoal.

III. Manter os componentes curriculares de formação profissionalizante, permanentemente, atualizados, com a evolução dos processos, das ferramentas e das técnicas nos respectivos campos de atuação.

IV. Manter a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade como princípios que se apliquem no desenvolvimento dos componentes curriculares dentro das atividades teóricas, práticas e dirigidas.

V. Trabalhar com metodologias de ensino e de aprendizagem que instiguem o estudante a pensar, propiciando o desenvolvimento de capacidade de abstração, análise e síntese dentro das suas temáticas de estudo.

VI. Desenvolver a autonomia intelectual dos discentes por meio de estudos independentes nas suas diversas atividades acadêmicas.

VII. Acompanhar, constantemente, as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico regional, no sentido de manter a oferta de um elenco de cursos de graduação que possibilitem à Instituição formar profissionais com a desejada empregabilidade.

VIII. Identificar cursos de tecnólogos e sequenciais que possibilitem uma habilitação para a rápida inserção de jovens no mercado de trabalho.

IX. Definir a oferta de cursos de pós-graduação, tomando como um dos parâmetros o resultado de pesquisa relativa às necessidades de formação continuada no mercado local e nacional.

X. Manter constante articulação entre as atividades de ensino, extensão e pesquisa, pela inserção transversal dos princípios da extensão e da investigação nos componentes curriculares.

XI. Incentivar a prática da extensão e da pesquisa discente, por meio do aproveitamento dos trabalhos como carga horária curricular cumprida nas atividades complementares.

XII. Estabelecer mecanismos para que haja a transmissão para a sociedade dos conhecimentos gerados nas atividades de pesquisa.

XIII. Estabelecer mecanismos para que as atividades de extensão priorizem a atenção à comunidade, não somente utilizando práticas de responsabilidade social, mas, principalmente, pela contribuição com o desenvolvimento dos grupos carentes, por meio de atividades de formação e capacitação dirigidas a eles.

XIV. Contribuir, de modo objetivo, para a melhoria das condições socioeconômicas da população da região onde se insere.

Logo FAZAGCopyright © 2002-2023 Sociedade Educacional Zacarias de Góes LTDA. Todos os direitos reservados.