portal-aluno

portal-professor

ICON Professor

employee-opinion-surveys
Portal do Aluno Portal do Professor Seleção de Professores Seleção de Funcionários
  • FAZAG apoia
  • Banner1
  • Calendario Colação1

Moradores da Mangueira, uma favela do Rio de Janeiro, assistiu à cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos em agosto 5. CréditoMario Tama / Getty Images

Quando eu era correspondente no Brasil há 30 anos, a inflação era galopante. Ele correu a uma média de 707,4 por cento ao ano entre 1985 e 1989. Os salários dos pobres foram aniquilados poucas horas depois de ser pago. O país passou por três moedas - cruzeiro, cruzado e Novo cruzado - enquanto morei no Rio. A única saída para os brasileiros, as pessoas brincavam, foi Galeão, o aeroporto internacional.

Antônio Carlos Jobim, o compositor de "Garota de Ipanema" (e cujo nome agora é afixada ao aeroporto), famosa observou que "o Brasil não é para principiantes".

Não foi, em seguida, e não é agora. É um vasto país diverso, um tropical Estados Unidos, cujos ricos e pobres são divididos por um abismo. As altas taxas de criminalidade são, em parte, um reflexo dessa divisão.Flexibilidade é um prémio em uma cultura formado pelo calor, sensualidade, samba e governar flexão. A vida pode ser barato. Você se adaptar ou perecer.

Edmar Bacha, um amigo e economista, tinha cunhado o termo "Belíndia" para descrever Brasil - a Bélgica próspera empoleirado no topo de uma Índia repleta. Eu escrevi uma história sobre as crianças pobres do norte do Rio, muito longe das praias de Ipanema e Leblon, que teriam seus chutes como "surfistas de trem", montando os topos de trens em movimento rápido, em vez de ondas do Atlântico de surf. Muitas vezes, eles morreram, eletrocutado. Eu nunca vou esquecer o cadáver torcida de um no necrotério da cidade.

A desigualdade era parte da história, mas mesmo nesses tempos tumultuados que não era tudo isso. "Tudo bem?" - "Tudo bem?" - Gostaria de perguntar quando eu aventurou nas favelas onipresentes, ou favelas."Tudo bem!", Foi muitas vezes a resposta, juntamente com um sorriso, mesmo quando tudo era totalmente horrível. Penúria em que o sol não é penúria no frio.

Uma vez perguntei a São Paulo industrial José Mindlin se ele estava preocupado com onde o Brasil estava indo. "Eu sempre se preocupar com o final do mês", disse Mindlin. "Mas eu nunca se preocupar com o futuro." Ele estava certo. O Brasil é o cemitério dos opositores.

O país tem sido transformado desde os anos 1980. Democracia e a moeda ter sido estabilizada. A classe média tem crescido exponencialmente, mesmo que seja sob pressão agora. O Brasil tem acusado um presidente, Fernando Collor de Mello, e está no meio de um processo de impeachment contra o outro, Dilma Rousseff , por acusações de manipulação orçamental. A lei já não pode ser comprado com facilidade. O boom das commodities que impulsionou o rápido crescimento do Brasil ao longo de muitos anos terminou. Ainda assim, o Brasil está abrigado no top 10 economias do mundo.

De acordo com o Banco Mundial, a expectativa de vida aumentou para 74,4 anos em 2014, passando de 63,9 em 1986 (no mesmo período expectativa de vida norte-americana subiu apenas quatro anos). O analfabetismo ainda é muito alta, mas caiu acentuadamente.

O Brasil é hoje menos do que Belíndia Franconesia - uma França substancial em cima de uma Indonésia. Seus problemas persistem, mas só um tolo negar que o Brasil vai ser um grande jogador do século 21. Como qualquer um que atende os Jogos Olímpicos deve sentir, o Brasil tem um poderoso e alegre cultura nacional. É a terra de "Tudo bem."

Tudo isso é para dizer que estou cansado, muito cansado, de ler histórias negativas sobre estes Jogos Olímpicos brasileiras - a raiva nas favelas, a violência que continua (incluindo o roubo à mão armada de quatro nadadores americanos), o abismo permanente entre ricos e pobres, as dificuldades ocasionais organizacionais, o doping russo e o mosquito brasileira, dinheiro que supostamente poderiam ter sido gastos melhor do que o alargamento do Metro, que agora vai do centro para próspero Barra da Tijuca (assim, entre outras coisas, permitir que os pobres para obter empregos lá fora).

Primeiro, o Brasil nunca ia começar o trabalho feito em tempo para os Jogos Olímpicos; agora que ele é mostrado tanto sucesso e realizou uma cerimônia de abertura magnífica, é responsabilizado por não ter resolvido a cada um dos seus problemas sociais em tempo para os Jogos.

Há algo no mundo desenvolvido que não gosta de um país em desenvolvimento que organiza um grande evento esportivo. Eu ouvi as mesmas lamúrias na África do Sul na época da Copa do Mundo em 2010: o crime que iria estragar as coisas, a pobreza que era vergonhoso e a ineficiência que afligem os visitantes. O torneio foi um triunfo. Não me lembro de repórteres pentear os mais pobres a maioria das peças, com alta criminalidade da Grã-Bretanha em 2012 para encontrar pessoas dispostas a resmungar sobre os Jogos Olímpicos de Londres.

Estes Jogos Olímpicos são bons para o Brasil e bom para a humanidade, um tónico necessário. Assista Usain Bolt ou Simone Biles e sentir erguida.

Minha imagem preferida é a de Rafaela Silva, a jovem brasileira da favela violenta Rio de Cidade de Deus, que ganhou uma medalha de ouro no judô e declarou: "Esta medalha demonstra que uma criança que tem um sonho deve acreditar, mesmo que leva tempo, porque o sonho pode ser realizado. "

Nas favelas algumas crianças estão sonhando de uma maneira diferente agora. Isso, também, é uma história.

Fonte: http://www.nytimes.com/2016/08/16/opinion/brazils-uplifting-olympics.html?smid=fb-share&